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sábado, 3 de outubro de 2015

Programa Claupers Bazar para gerenciamento de bazares feitos com produtos doados pela Receita Federal do Brasil

Este post tem a finalidade de demonstrar com instalar e usar o sistema Claupers Bazar, desenvolvido para auxiliar no gerenciamento de bazares feitos com produtos recebidos pela Receita Federal do Brasil.

Requisitos: leito de PDF, MySql Server e Java

O programa foi desenvolvido em Java e usa o banco de dados MySql. Para que o sistema funcione, é necessário que exista uma máquina que atue como servidor MySql e que as maquinas clientes e servidor tenha instalado a última versão do Java.
Na máquina que será usada como servidor, deverá ser criado uma schema com o nome claupersbazar. Ao ser iniciado pela primeira vez, o sistema criará automaticamente as tabelas. Antes de abrir o banco, deverá ser verificado na pasta do sistema se a string de conexão do banco está apontado para o servidor correto e se o usuário e senha do banco estão certos.
Feito isso, ao abrir o sistema, poderá ser digitado o usuário ADMIN senha admin. O sistema cria automaticamente os seguintes usuários e senhas:

usuário: CADASTRO01 senha: cadastro01: Responsável por cadastrar as pessoas no dia do Bazar;
usuário: RECIBO01 senha: recibo01: Responsável por emitir o recibo no dia do Bazar;
usuário: PRODUTO01 senha: produto01: Responsável por cadastrar os produtos e grupos no levantamento das mercadorias;







A primeira tarefa ao abrir o sistema é ir ate o menu Tabelas\Bazar e alterar os parâmetros do Bazar:







Nessa tela é possível definir todos os parâmetros do sistema:







Após definidos os parâmetros, a próxima etapa é cadastrar os produtos. O sistema não faz controle de estoque. A finalidade do mesmo é apenas emitir recibo. Recomendamos que seja feito cadastro unitário apenas de produtos com alto valor agregado como eletrônicos, perfumes assim por diante. Itens de valor baixo, recomendamos cadastro genéricos como:

Brinquedos de R$ 2,00
Brinquedos de R$ 3,00
Vestuarios de R$ 5,00
Utilidades de R$ 3,00

No dia do Bazar, no mínimo dois computadores deverão ser usados para cadastrar as pessoas que irão efetuar a compra. Como base nos parâmetros informados, poderá ser estabelecida restrição na venda para menores de idade. Recomendamos a distribuição de senhas manualmente na fila para evitar tumulto. Com base nas senhas, o segurança da porta de entrada pode solicitar que entrem cerca de cinco pessoas de cada vez para o cadastro. Feito o cadastro, na tela é possível Gerar o controle da compra onde será anotado os itens escolhidos pela pessoa em cada sessão e no final usado nos computadores responsáveis pela emissão do recibo para fazer o cálculo:



Ao clicar nesse botão será aberta a tela para gerar o controle de compra:



Ao clicar no botão será gerado o controle. Em seguida deve ser clicado no botão imprimir para ser aberto um arquivo PDF que deverá ser impresso e entrega ao comprador:





Depois de feito as compras, a pessoa se dirige aos computadores responsáveis pela emissão do recibo. Preferencialmente esses computadores devem estar próximo da saída. Recomendamos o mínimo de dois computadores e uma impressora para essa tarefa. Nessa etapa será aberta a tela do menu Movimento\Emissão de Recibo.

Nessa tela deverá ser digitado no topo o número do controle da pessoa e pressionado ENTER. Em seguida deve ser pressionado o botão LANÇAR ITENS e iniciar a digitação dos códigos dos itens anotados na ficha de controle e a quantidade para que sejam inseridos no recibo. Ao final da inserção deve ser clicado no botão FECHAR RECIBO.



Feito isso, agora deve ser clicado no botão IMPRIMIR para gerar o recibo. Ao fazer isso será gerado e aberto um arquivo PDF. Na primeira vez deverá ser ajustado para imprimir em meia folha. Nos recibos seguintes este ajuste será mantido. Feito isso, deverá ser impresso duas vias do recibo e a pessoa deverá se dirigir ao caixa para pagamento. Uma via o caixa vai reter e outra vai com a pessoa para que ela retire os produtos no pacote. O recibo deverá ser assinado pelo caixa ao receber e pelo pacote ao entregar, para que a pessoa não possa tentar retirar os produtos novamente.



O administrador poderá fazer o fechamento do caixa no menu Movimento\Fechamento de Caixa. Para isso deverá ser cadastrado um caixa, com seu saldo inicial e e seguida lançado os recibos que foram pagos. Ao final, o caixa deverá ser fechado e um relatório poderá ser impresso para conferência:




O relatório de fechamento é como abaixo:




Seria isso. Segue abaixo um link para baixar o programa e instalar nas máquinas. Para isso, basta extrair o arquivo e configurar o local, usuário e senha da base de dados no arquibo bazar,.properties. Em seguida, criar um atalho na Área de Trabalho para ClaupersBazar.jar.


Baixe aqui o sistema


Claudir Pereira dos Santos


Matelândia, 03/10/2015


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