Pesquisar neste blog

Carregando...

sábado, 15 de outubro de 2011

Compartilhando Internet com NanoStation M5 e NanoStation Loco M5

NanoStation são antenas para ambiente externo que permitem criar uma rede Wireless e com isso compartilhar sinal de internet. Neste tutorial está sendo usado como Access Point uma NanoStation M5 da Ubiquiti (www.ubnt.com) de 5 GHz MIMO de 16dBi. Como Station uma NanoStation Loco M5 5 GHz MIMO de 13 dBi. Ambas tem alcance aproximado de 15 km e trabalham até em 150 Mbps.

O Access Point irá receber o sinal de Internet de um modem ADSL ou outro roteador qualquer e enviar para a Station. O modem ADSL ou roteador também será o servidor DHCP que irá distribuir os endereços IPs para a rede. Para isso, ambas irão trabalhar no padrão Wireless Distribution System (WDS). Para fazer isso é necessário configurar os dois dispositivos. Por padrão, os mesmos vem com o IP 192.168.1.20, usuário ubnt senha ubnt. Conecte os mesmos, um de cada vez, ao computador pela porta LAN, faça o acesso ao sistema de gerenciamento por meio de um browser html de sua preferência e configure-os da seguinte forma (Uma imagem vale mais que mil palavras :-)):





Configurando Wireless no AP:



Uma atenção especial deve ser dada ao Wireless Mode que deve ser Acess Point WDS e ao SSID que será o nome transmitido para as Stations.

Configurando NetWork no AP:





O modo de trabalho do AP deve ser Bridge que em sua tradução literal significa ponte, pois é isso que ele será, uma ponte entre a conexão de Internet que será conectada em sua porta LAN e as Stations que conectarão via Wireless.


Configurando Wireless na Station:

O Wireless mode deve ser Station WDS. Ao lado SSID existe um botão Select que ao ser pressionado irá abrir uma tela para fazer por APs WDS disponíveis. Para usar essa opção o AP já deve estar ligado e funcionando.

Configurando Network na Satation:



A configuração da Network da Station também deve ser feita para o modo Bridge pois a mesma apenas irá fazer uma ponte entre o sinal wireless recebido e o computador que será conectado na porta LAN.
Com esses procedimentos as antenas já deverão ser capazes de se conectarem e compartilhar o sinal de Internet vindo no modem ADSL ou roteador. Não esqueça de efetuar as configurações de segurança e também alterar o usuário e senha para acesso aos equipamentos pois uma vez que sejam colocados em uso, qualquer pessoa poderia ter acesso.





Claudir Pereira dos Santos

Matelândia, 15 de outubro de 2011.

94 comentários:

  1. Amigo uma pergunta.
    A antena que esta como AP deve ser colocada como o ip dela como dhcp? para que a station possa passar o ip dhcp do modem??

    ResponderExcluir
  2. Olha, aqui no meu caso quem distribui o IP é o AP, por isso AP e station ficam com DHCP ativo como nas figuras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi que vc e muit inteligente no assunto gostaria de saber com vc como faço a configuração passa a passo do do Nanostation M2.

      1 eu tenhoum roteadorzinho multilaser gostaria que esse roteador passe o sinal para a nanostation e joga-se em uma distancia de 2K.
      so que não acerto a configuração agradeçõ desde ja a ajuda
      meu E-mail Junior-furtado@live.com

      Excluir
    2. Na verdade sou persistente. Em questões de informática tem que ser assim. Olha, é complicado passar uma receita pronta que de certo. A dica que dou é ir configurando e testando os equipamentos passo a passo. Antes de testar a 2 Km, configure e teste localmente. Não tive contato com m2 mas não deve fugir muito das regras deste post que foi para oM5.

      Excluir
  3. Então Claudir não entendi direito o seu caso. Em sua rede quem distribui os IPs é a antena que esta em modo AP ou os IPs sao distribuidos pelo modem( ou Roteador) da sua rede?

    ResponderExcluir
  4. tem como abrir portas dele??? meu email: laercio97@live.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, não tenho nenhum aqui no momento para testar.

      Excluir
  5. nossa parabens pelo tutorial mto bom. tenho algumas duvidas... ao testar a minha net aki em casa direto com o roteador wirelles chegou a 35Mbps e testanto com as stations uma ao lado da outra chegou aos 25Mbps... e outra coisa... na imagem da config da primeira station vc colocou o output power em 1dBm... pq?? mto obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Julio. O equipamento faz ajuste automatico de acordo com a distância que você informa. Então ajuste o seu nano par a distância real existente que ele fará o resto. Fique atento para o tipo de segurança pois algumas tem restrições a velocidades.

      Excluir
  6. opa novamente aki te incomodando, mais eu tenho uma duvida... eu montei a rede como mencionado uma antena em cima do meu predio e outra em uma caixa d'agua no meu trabalho com 20mts de altura, qnd conectei o meu note na antena diretamente funcionou perfeitamente, o link chegou com os 35Mbps que eu desejava a 2km de distancia, porem o ponto onde eu quero que enviar o sinal fica a 200 mts dali, e nao eh possivel passar por cabo, ai estava pensando que a solucao mais pratica seria instalar outra nanostation no bloco onde trabalho, ai eh que vem a pergunta: tem como configurar a net pra passar por uma nanostation chegando a uma terceira??? pq acho q sairia mais barato que comprar dois roteadores para fazer este trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente sim. Tem uma delas que duas portas LANs. Infelizmente não tenho como afirmar pois nunca testei. Mas provavelmente você teria que ter duas com portas LAN dupla, já que a principal é necessário para alimentação. E, TALVEZ, fizesse a ligação das duas pelas 2 porta LAN DE ambas. Outra opção é a de repetidor mas essa é outra opção que nunca testei, e não faço a minima ideia de como efetuar. Essas seriam as duas opções ao meu ver. Boa sorte.

      Excluir
  7. GOSTARIA DE COLOCAR UMA NANOSTATION COMO REPETIDORA.

    TEM COMO.

    ALGUEM PODE MIM AJUDAR?

    ResponderExcluir

  8. Oi, Queria que meu SSID (que é um nome de dominio) fosse visualizado pela vizinhaça o mais longe possivel (ideal 2 km), NÃO desejo compartilhar a minha net e nem pegar a de ninguém, apenas desejo que os VIZINHOS fiquem curiosos como meu SSID (meu dominio) e depois acessem meu site, o que vc me diz ? daria certo ? se sim que distancia ... +/- .. pois pelo que entendi vcs entendem bem do assunto, grato e no aguardo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Basta ativar para mostrar o SSID e manter a rede com senha. Vão ver mas não vão conseguir acessar.

      Excluir
  9. Ola preciso saber como instalar o nanostation loco m5 5ghz air max no moden da net,para enviar sinal para por ex un not um tablet ,preciso de um ponto a ponto se algm puder ajudar meu email e rodrigopsta@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. tenho uma rede de internet atravez de nano m5,quero anpliar esta rede ,para isso tenho duas nanos ubiquit m5 com duas entradas lan e wlan.a pergunta é a seguinte:como configuro essa rede?, para conseguir transmitir internet apartir do poto b,para /até o ponto c;digamos que o ponto a é meu servidor ou modem que manda sinal para a nano m5 ,(que ainda faz parte do ponto a)e o ponto b (é a outra nano m5 )qual eu estou conectado na internet neste momento ,há dois km de distancia, quero por um outro ponto que seria o ponto c( como faço para configurar essa rede?)

    ResponderExcluir
  11. Se não me engano você vai ter que usar o router que recebe e transmite com opção de wds. Mas a questão é o direcionamento fisico, pois para receber a antena vai ter que estar em uma posição e para enviar em outra. No caso, acho que é melhor você receber por wireless e transmitir por rete para a outra AP. Então essa AP replica o sinal por wireless para outro AP. O problema acredito que é mais fisico (direcinamento da antena) que lógico.

    ResponderExcluir
  12. olá, estou com uma antenas desta"NanoStation5 loco 13dBi", pois eu tinha uma internet via rádio que cancelei, pois era muito fraca e vivia ausente...ai eles não vieram buscar até hoje, isso já faz 5 meses...bom, depois de toda esta história vem minhas perguntas 1ª - eu consigo conectar esta antena no meu roteador quer recebe uma conexão via radio e transmitir pra onde ela conseguir alcançar, pra eu consegui me conectar ao meu not ou tablet a uma distancia de 5km ou mais? 2ª pergunta, eu consigo configurar dois ou mais pontos onde o primeiro recebe o sinal de internet(Speedy, GVT ou NET) e transmite via roteador para os pontos dois e tres, pois em cada ponto tem um roteador pra receber o sinal também.

    ResponderExcluir
  13. A resposta a 1ª pergunta é sim, basta conectar e configurar como acima. Quanto a 2º pergunta para você receber e depois transmitir em outra direção vai precisar de duas antenas em cada ponto para obter um bom alinhamento e com isso bom sinal. Com uma antena em cada ponto ela vai ter que ficar virada para o ponto de onde está vindo o sinal, como você vai conseguir transmitir em outra direção com a mesma? Por isso é necessário duas.

    ResponderExcluir
  14. recebo internet via wi fi, tenho uma nano loco m5, liguei ela no roteador, logo no meu provedo por pagina, mas so consigo acessar a internet um computador de cada vez! quando um ta online o outro fica mandando a pagina do provedor. como devo configurar?


    meu email e: loscofusco@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Seu roteador tem que atuar como bridge ou algo assim. Veja se não existe alguma restrição de seu provedor também, eles podem ter criado alguma regra para bloquear acessos de multiplos computadores. Ou ainda pode ser configuração incorreta do roteador. Se você está recebendi internet a NANO está certa. Procure por documentação de seu roteador.
    Cordialmente;

    Claudir

    ResponderExcluir
  16. Amigo, tenho 01 nanostation loco m5 de 5.8Ghz,eu recebo o sinal em minha casa.....meu irmão mora a uns 500 metro da minha casa e quero dividir o sinal com ele.-Tendo outra nanostation loco m5 de 5.8Ghz seria possivel ??Como faço ??Agradeço sua atenção.meu email é giosilvio@bol.com.br

    ResponderExcluir
  17. Ele vai precisar ter mais um Nano para receber e você deve usar o que você tem sobrando para transmitir o sinal para ele. Se você não tiver, vai precisar de um roteador para conectar seu nano, seu pc e o nano que vai transmitir o sinal. A estrutura seria essa, ai tem que ir conectando os equipamentos e testando.

    ResponderExcluir
  18. Tenho uma Nanostation Loco M5 que acessa a internet de um provedor. Queria fazer uma rede wirelles em casa com o modem D-Link DI-524, mas não tenho idéia de como configurar, já tentei muito e nada. Será que alguém pode me ajudar? Meu e-mail: mauriciokarla@hotmail.com Obrigado!

    ResponderExcluir
  19. Tenho uma nano m5 loco e queria usá-la para distribuir meu sinal. Recebo atraves da speedy conectada em um modem da tplink Roteador Wireless N 300Mbps
    TL-WR841N. queria aumentar o sinal exterior de alcance para o quintal da minha casa.
    Help me pleaseeeee!!! marcio-siqueira@ig.com.br Valeu!!!!

    ResponderExcluir
  20. Se o roteador já está funcionando, basta seguir o tutorial.
    Cordialmente;

    ResponderExcluir
  21. amigo, eu tenho internet a cabo, o cabo está ligado em um modem e do modem tem um RJ45 que está ligado em um roteador que distribui minha net. Se eu puxar um cabo do roteador e ligar na nanostation pra poder acessar a minha internet através de um notebook há 2km daria certo ?? O nanostation transmite o sinal wifi da mesma forma que um roteador wireless normal ??

    ResponderExcluir
  22. Em tese sim. Veja se seu notebook trabalha no padrão n que vai até 300 mbts se não estou enganado. Se for padrão g que vai até 54 mbts você vai ter que adicionar uma placa nova ao notebook por meio de USB ou porta PCI.

    ResponderExcluir
  23. alguem me da uma luz tenho nanostation loco m5 configuerei ele como bride normal so que a unica coisa que nao to entendendo vc faz a busca de rede ele nao acha nada será que tenho que habilitar alguma coisa nele,pq entendo que a antena dele nao ta funcionando pro que nao acha nenhuma rede..se alguem pode me ajuda por favor me manda um email
    nycollassp@gmail.com obrigado fred

    ResponderExcluir
  24. Bom dia Fred. O fato de ele não encontrar rede não quer dizer que ele não esteja funcionando. Você tem que verificar se existe alguma rede que trabalhe no padrão que capta nas proximidades e se elas estão alinhadas. Mesmo que tenha uma rede próxima e não trabalhe no mesmo padrão ele não vai conseguir enxergar.

    ResponderExcluir
  25. Claudir, entendi seu tutorial, então se configurar o mimo loco o notebook não ira conseguir captar o sinal wifi ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se seu notebook tem uma placa que trabalhe no padrão do mimo loco vai sim. Os mais novos geralmente já vem com esse padrão.

      Excluir
  26. Bom dia Claudir!
    Sei que o tópico é antigo, mas como vi que sua última resposta foi em 05/08...
    Tenho internet em casa (GVT) e aluguei a casa em frente para montar meu escritório. Com esse M5 consigo transmitir minha internet para o escritório? Vai trabalhar em rede? Como fazer isso: ligo esse M5 no roteador de casa e com um roteador comum recebo o sinal no escritório ou ligo o M5 no escritório e recebo o sinal do roteador de casa? É simples?
    Obrigado pela ajuda!
    Marco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa. Você vai ter que ter um em sua casa transmitindo e outro no escritório recebendo. Se seguir as dicas do tutorial você tem grande chance de êxito.

      Cordialmente;

      Excluir
    2. Obrigado pela atenção, Claudir!
      Em paralelo, andei pesquisando e penso fazer o seguinte: colocar um LocoM2 transmitindo e um AP AirLive G.Duo recebendo no escritório. Vamor ver o que vai rolar...
      Um abraço!
      Marco

      Excluir
    3. Se eles trabalharem no mesmo padrão e conseguirem se comunicar as chances são grandes. Pese também os obstáculos físicos entre os dois pontos.

      Excluir
  27. Olá Claudir, boa tarde
    A uns 6 meses atras comprei um M5 para receber o sinal de uma operadora de internet no meu bairro, no qual era ligado em meu modem Dlink N150 Mydlink que distribuia o sinal pela casa.
    Mas cancelei o serviço e vou contratar o velox (OI), que no caso vou ter que usar um modem DSL.
    Minha pergunta é a seguinte:o M5 serve para distribuir o sinal pela casa (igual um roteador nomal)?
    Conectando ele no modem eu não precisaria mais utilzar o roteador?
    Desculpa a pergunta, pois sou novo nesta area.
    desde já agradeço.
    Att
    Junior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eles tem a mesma função. Se você tiver computadores com placas que trabalhem no mesmo padrão vai funcionar sim. A diferença é o tipo de propagação da onda de rádio. o M5 tem um sinal mais direcionado e com maior força de alcance enquanto o seu roteador pode ter um sinal mais fraco mas esparramado. O que pode acontecer e de cem ficar atrás no m5 não receber muito bem o sinal.

      Excluir
  28. oi amigo tenho uma pergunta.
    tem como fazer um nano m5 de roteador para nootbooks.

    maiconmelo93@hotmail.com

    ResponderExcluir
  29. Com certeza. Basta o computador ter placa wireless que trabalhe no mesmo padrão do nano que se não me engano é a/n. Notebooks mais antigos trabalham no padrão b/g ai não funciona.

    ResponderExcluir
  30. Amigo por favor, comprei um locoM5 e não consigo fazer os leds atrás de sinal acenderem. Estou tentando configurá-lo como um AP recebendo dados de um router pela interf ethernet. Já tentei várias configurações e os leds não acendem, poderia ajudar na possível causa disso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa. Os leds apenas acenderão quando encontrarei outro dispositivo recebendo o sinal. Essa é uma característica muito legal do nano. Parece que ele fica buscando para ver se tem alguém conectado ou tentando conectar. Só então ele começa a transmitir. Tente conectar outro dispositivo antes.

      Excluir
  31. Ola tenho uma nanostation2 que foi deixada pela provedor , instalei a mesma porém ,quando tento fazer a configuração aparece uma imagem da internet dizendo que a mesma está bloqueada, porém está conectava em uma repetidora a 200 metros, mas há também um sinal de wifi roteador de um amigo, porém como faço para resetar e compartilhar o wifi do amigo, muito obrigado se puder me ajudar meu email lealmeida2009@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure aqui no meu blog. Tem outro artigo explicando como resetar nanostation, mesmo com botão físico quebrado.

      Excluir
  32. Antena de grade reconhece sinal de nano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso foi um comentário ou questionamento? Se foi um questionamento o que importa não é o formato físico da antena, tem que ver em qual padrão ela trabalha.

      Excluir
  33. Olá Claudir, moro a cerca de 1km da casa de minha mãe, lá ela usa o VELOX, tem o modem e um roteador mymax para distribuir a net na casa dele, comprei por recomendação 2 "NS Loco m5", liguei o NANO q ficou como AP em uma das portas do ROTEADOR, e o outro coloquei em minha casa como ESTAÇÃO para receber o sinal. Daí o sinal ficou show, porém a net ñ está pegando. Tem alguma suspeita do q pode ser por sua experiência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem que colocar o que está na casa de sua mãe como bridge, assim ele apenas servirá de ponte. Seria exatamente o que está explicado em meu tutorial. Se você conseguiu se conectar e seguiu tudo que tem neste post, verifique se não é algo básico como a configuração de rede de seu pc. Verifique também as configurações do roteador de internet de sua mãe.

      Excluir
  34. Help-me man. As respostas estão confusas..me ajude.
    Assino um provedor a radio, que na instalação eles colocaram um Ubiquiti Nanostation M5 Loco em cima do meu telhado. Estou usando a conexão, normalmente..
    Mas agora, quero compartilhar a conexão, para meus outros computadores... e para isso, tenho um roteador TP-LINK TL-MR3420. Eu ligo para o provedor, mas eles dizem que não podem configurar, nem ajudar.. isso tudo, pois eles querem me vender um roteador deles, que eh beeem pior do que os da TP-LINK.. e os funcionários parecem que querem ganhar com gorjetas das visitas também.
    Já tentei tudo quanto foi de funções no roteador e não consegui..
    Dai agora, o que faco.. o que você me sugere? Penso que talvez eu teria que ter a senha do Nano.. para alterar a configuração dele.. sera?
    Quando coloco o cabo RJ45 na placa de rede dos outros computadores a conexão funciona normal.. mas eh de um por um.. eu queria compartilhar com o roteador para os computaores.
    Me diga ai.. como devo proceder por favor.. qualquer ajuda eh valida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola. Se você conecta o cabo do nanostation em outro computador e ele funciona, não é necessário alterar as configurações do nanostation. Você vai ter que verificar as configurações de seu roteador. A principio você pode colocar ele para trabalhar como bridge. Desative o DHCP do roteador e deixe que o nanostation distribua as informações de rede. Tente não usar a porta WAN do roteador, somente as lans. Se não resolver vai ter que consultar a documentação do roteador pois cada um tem suas particularidades.

      Excluir
  35. Bom dia! Blz?
    Colega, eu comprei 1 Ubiquiti Airmax Nanostation Loco M5 5 Ghz 13dbi Mimo e gostaria de saber se tem como compartilhar a internet GVT de casa arredores ou vou precisar de uma outra dessa? É realmente necessário 2 unidades? E a placa wireless do meu note não trabalha com 5ghz, mas o padrão é b/g/n assim mesmo vai receber o sinal? Poderia me ajudar?

    Muito grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola. Para transmitir o sinal basta uma antena, mas quem for receber tem que ter um equipamento compatível para receber o sinal. Quanto a seu note, se ele trabalha no padrão n, acredito que vai funcionar sem problemas. Para saber disso, basta ligar a antena ao lado do note e ver se ele detecta o sinal dela, não é necessário fazer toda a instalação. lembre que o sinal sempre vai ser mais forte na frente da antena. Se você observar nos diagramas de sinal vai ver que ela até transmite para trás e para os lados mas a intensidade do sinal é mais forte sempre na frente. Quanto a compartilhar o sinal de internet com outras pessoas e de outras pessoas, fique atento a legalidade disso. :-) Abraços.

      Excluir
    2. Claudir, primeiramente gostaria de agradecer pela dedicação em responder as inúmeras dúvidas que surgem pra vc e, inclusive a minha.
      Eu liguei a antena perfeitamente porém meu note não detectou o sinal :( porém irei tentar novamente hoje a noite.
      E, para fazer o que preciso basta seguir o seu tutorial?


      Obrigado

      Excluir
    3. Bom dia Guimo, grosso modo sim. É claro que existem particularidades que não tem como tratar em um tutorial só. Uma pergunta, você consegue acessar a interface de gerenciamento de sua nanostation? Ela está como AP e com SSID visível? Se estiver, verifique o manual de seu notebook e veja em que padrão ele trabalha.

      Excluir
    4. Testei e consegui fazer visualizar o sinal no meu Galaxy Tab 3, mas no meu note que tem o adaptador da Realtek RTL8188CE não vejo nada. Veja como esta a interface da Nano:
      https://www.dropbox.com/s/l2v3dp3v8ks0v25/Screenshot 2014-01-10 09.47.47.png

      Excluir
  36. Caro Amigo, devo ser o menos entendido entre todos aqui, por isso estou pedindo uma ajuda....Comprei um nanostation LOCO m5 aqui pra igreja...tinha um amigo vendendo barato e comprei!! Usamos Netirtua aqui....e gostaria de mandar um bom sinal de internet sem fio pra nave da igreja....mais é dificil demais entender disso...será que voce pode me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Thiago. Nessa sua situação você precisa de uma ajuda ai no local. O tutorial tem passo a passo com proceder. Pelo que vejo você tem dificuldade em efetuar as configurações. Nesse caso, o melhor seria pedir ajuda de um colega para efetuar o serviço para você ou a um técnico.

      Excluir
  37. Olá Claudir,
    Meu notebook tem o padrao /n q verifiquei na placa wireless mas, nao encontro o sinal de rede emitido pelo nanostation loco m5 q foi configurado como Ponto de Acesso e Ponte de acordo com seu tutorial.E meu celular encontrou a rede mas nao conecta, Oque eu faço?

    ResponderExcluir
  38. minha internet é via radio. meu equipamento é uma argrid que é apontada para a torre e recebe o sinal que por um cabo de 5 metro e ligado dela para o roteador 2.4 que funciona como um ap. a minha pergunta é se eu trocar o roteador e usar um nano no lugar do roteador para o nano funcionar como ap no lugar do roteador funcionara no meu utrabook ?? e si isso também melhoraria na conexão sendo que os dois operaria na frequência maior q 2.4

    ResponderExcluir
  39. Tenho uma antena nano que usava quando minha internet e via rádio, agora estou usando o velox, posso usa a antena nano como um roteador, como faço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Jerry. Sua pergunta ficou muito vaga. O que você quer fazer com a antena? Usar como roteador via rádio para outro computador seu? Se sim, é possível. Basta seguir o tutorial acima e fazer os ajustes a sua estrutura de rede.

      Excluir
    2. como configurar (uma) antena nanostation logo M5, para ela distribuir (rotear) o sinal da velox
      conectando ela no modem ou seja ela ira funcionar como um roteador wifi, para que eu possa acessar a internet no celular, tablet, notebook, PC com antena wife..., sem ter que usar cabos, no seu tutorial acima, você esta usando duas antena duas antena para fazer isso!

      Excluir
  40. Por favor, Meu nanoStation M2, não quer funciona nos celulares, já desativei o airMAX e não funciona, gostaria de saber se tem algo que possa ser feito.

    ResponderExcluir
  41. como configurar (uma) antena nanostation logo M5, para ela distribuir (rotear) o sinal da velox
    conectando ela no modem ou seja ela ira funcionar como um roteador wifi, para que eu possa acessar a internet no celular, tablet, notebook, PC com antena wife..., sem ter que usar cabos, no seu tutorial acima, você esta usando duas antena duas antena para fazer isso!

    ResponderExcluir
  42. Boa noite !!!
    Não tenho muito conhecimento no assunto , mais como faço para captar sinais de rede wi fi ..
    aparelhos necessários, configuração, cabos .. para obter essa net disponível wi fi ...
    encontrei o blog por acaso e em uma loja perto de casa vende aparelhos desses
    Pode me ajudar
    Carlosmoraesxp@hotmail.com

    ResponderExcluir
  43. ola,estou trocando o ip da minha nano loco de 192.168.1.20 para 192.168.2.1 mas nao acessa em nenhum dos dois ip ...oque faço ?

    ResponderExcluir
  44. Boa tarde, tenho 10 AP'sna minha rede sendo que 02 deles nao permitem que os clientes se conectem na frequencia 5Ghz, eles ate enxergam o SSID mas na hora de conectar fica autenticando, autenticando e nada.
    Alguem ja pegou problema parecido?

    ResponderExcluir
  45. Boa noite,
    Tenho uma conexão de Internet ( velox ) .Quero compartilhar com meu irmao.Ja temos as antenas ( 02 Nanostation loco m5 ). Quais as configurações básicas ( passo a passo ) que preciso fazer em cada aparelho? Precisarei de outros equipamentos além desses? Desde já agradeço pela respostas.
    Email : juniognb@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O passo a passo está logo acima. Se você tem o roteador e as duas antenas, não falta nada. Talvez um pouco de cabo de conectores.

      Excluir
  46. Olha Claudir , vi que você entende muito do assunto , queria trocar umas ideias com vc, pois tenho algumas duvidas , tem como me passar seu e-mail, facebook ou whatsapp ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa. Jhon, pode fazer os questionamentos por aqui. Dessa forma, as repostas que der podem servir para ajudar outras pessoas.

      Cordialmente;

      Excluir
  47. Agora é minha vez...... me dá uma ajudinha amigo.. comprei uma hoje para enviar pro meu colega que mora meio isolado da cidade há +- uns 3km, nao consigo ver a casa dele por conta das arvores, mas sei que ele está ali rsrs, instalei um cano de 9 metros em minha casa e na casa dele ja tem um cano de 6 com uma cpe da tplink 5.8 que eu queria aproveitar, ou seja, marcas diferentes, será que dá certo? O que tenho que fazer?
    Att.Anderson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, não sei te dizer se são compatíveis. Mas o que te recomendo é o seguinte. Monte os dois sobre uma mesa, cada um ligado a um computador diferente, tente efetuar as configurações de ambos e ver se conseguem se comunicar. Se você conseguir, ai sim coloque os mesmos externamente. Dessa forma você isola os problemas e resolve um de cada vez.

      Excluir
  48. vlw, vou tentar aqui e posto o resultado! Att Anderson

    ResponderExcluir
  49. Até agora a antena identificou a nano, porém, não acende os leds de sinal de ambos.Att:Anderson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tentou fazer algum tipo de transferência de arquivo ou uso da internet para ver? Se identificou já é um bom sinal.

      Excluir
  50. Claudir. Estou querendo montar um provedor para atender uma vila próximo da minga cidade. A +/- 6 km. Eu poderia usar uma nanostation para enviar este sinal. E outra lá na vila pra receber. Queria fazer a distribuição na vila por cabos. Pois queria garantir um serviço mrlhor . sera que da certo. Eu uria precisar de uma nanostation enviado o sinal. E de outra recebendo o sinal. Mais um roteador e um switch para distribuir os cabos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, com certeza da certo se você conseguir com um sinal de qualidade até a vila. Mas será que é viável distribuir por cabo? Como você vai levar o cabo de um ponto ao outro? Vai usar os postes de luz? Se sim, você verificou se isso é permitido? Não seria mais viável distribuir por antena mesmo?

      Excluir
  51. Só mais uma Duvida junto com a pergunta acima , vou ter em média 60 usuarios nessa vila, quantos mb dedicado você me indica para fornecer a esses usuarios , a embratel me ofereceu , 1mb a 730 , 2 mb a 920 e 4 mb a 1316 , tá bom esses preços ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses planos de 1 mb, 2 mb e 4 mb como funcionam? Você tem que dividir 1 mb para todos ou cada um pode receber até 1 mb? Se for dividir 1 mb e até 4 mb é pouco. Quanto a custo você vai ter que fazer uma análise do negócio como um todo, neste caso recomendo que procure o SEBRAE de sua região, eles vão ajudar muito em relação para verificar sobre a viabilidade do negócio.

      Cordialmente;

      Excluir
  52. Eu Vi com a embratel .eles oferecem 1 MB dedicado a 730. VC acha q ta bom o preço. Como posso dividir esse link dedicado para meus cliente ? 1 MB dedicado equivale a quanto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto a isso não sei responder. O melhor é ver com a própria Embratel, mas pelo que sei é 1 mb mesmo. A unica coisa que é garantido sempre 1 mb de up e down, pelo menos é assim na Oi. Aqui fizemos uma cotação igual a essa para manter um servidor de aplicativo mas ainda teríamos que pagar a fibra ótica do prédio da Oi até o nosso. Optamos por contratar a locaweb e hospedar nosso servidor. Como seu caso é outro, isso não se aplica, mas veja se não vei ter o custo da fibra também.

      Excluir
  53. Boa tarde,bom tutorial, eu tenho uma duvida; me conecto a net por uma antena nanostation loco m5 mas gostaria de saber se tem como está antena para liberar sinal wifi para meu note, em sua distancia maxima, no caso prescisaria de outra nano e um rotador. seria isto ? como configurar a segunda antena. obrigago pela atenção, lincondiogo_pacaembu@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, não conheço nada na teoria, somente na prática e ainda não tentei fazer isso.

      Excluir
  54. Boa tarde Claudir. Não sei nada sobre a Nanostation mais sou muito curioso e aprendo rapido srsrsr estou com um nanostation loco m5 de uma amigo q mora a 1 quadra da minha casa. Ontem passei a tarde inteira tentando configurar o mesmo pra pegar meu sinal do roteador mais não consegui, quando coloco pra buscar tanto ssid ou no sity surver mostra somente o sinal dos provedores de net a radio da cidade, e tudo na frequencia de 5mhz a cima.
    Se puder me auxiliar ficarei imensamente grato!!! Pois os neuronios ja estão fritando aqui kkk
    skype; julio_tonne

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso pode ser por diferença de padrão de trabalho. veja se o seu trabalha no padrão N que tem taxas mais altas de transferências. Oriento sempre a fazer um teste sobre uma mesa antes de colocar as antenas em produção. Dessa forma fica mais fácil experimentar várias opções.

      Excluir
  55. Boa noite Claudir, gostaria de tirar uma dúvida. Tenho uma cliente que possuía net via rádio antes, a mesma cancelou e mudou para Speedy. No entanto, sobrou uma nano loco m5. Gostaria de saber se ela apenas transmite/recebe o sinal da internet ou se é possível utilizar ela para ampliar o alcance de um roteador wireless? Sugere ainda, algum equipamento que funcione em um raio grande de distancia (marca de roteador/repetidor). Preciso interligar uma firma que atualmente esta pagando três mensalidades de internet, e assim pagarem só uma, ambas estão localizadas uma ao lado da outra. Agradeço desde já. Abraço

    ResponderExcluir
  56. A questão é o posicionamento físico. A antena tem que ficar direcionada para onde vai transmitir. O melhor nesse caso é usar duas antenas e fazer conexão entre elas pela LAN. Quanto a receber o sinal Wireless e transmitir, nunca testei.

    ResponderExcluir
  57. Claudir to precisando tira uma duvida...tenho um servidor linux dhcp na ponta, ele passa ip para os paineis nano ligado por cabo lan, preciso interligar outro ponto, coloquei duas nanobrigde elas passam ip até o switch novamente, quem ta conectado por cabo pega ip, ai precisei colocar mais um painel depois das nanobridge, quem se conecta na nanostation com antena airgrid ou outra nao pega ip sozinho, necessito colocar ip fixo para navegar....tem alguma sugestão...sem mais agradeço

    ResponderExcluir
  58. muito bom mesmo tirei toda minha duvida lendo o tópico e os cometários parabéns.

    ResponderExcluir
  59. Boa noite Claudir, tenho uma duvida pois consegui instalar tudo certinho o ap, mais ai me surgiu uma duvida de como vou conseguir ter acesso ao meu ap para gerencia-lo sabe, atraves do roteador pois que o endereço padrão 192.168.1.20 ja não funciona atraves do roteador, tem como eu acessar as configurações da minha antena atravez do roteador. sou um cara que gosta de ficar fuçando muito e tambem aprendendo coisas novas mais ainda noão consegui isso se for possivel diz ai, valeu

    ResponderExcluir