Pesquisar neste blog

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Acessando RemoteApp em um servidor Windows Server 2008 64 bits de uma estação openSUSE 11.3 64 bits

O Windows Server 2008 64 bits trouxe um novo conceito de uso do Terminal Service, o RemoteApp TS. Ele é uma implementação do Terminal Server que permite ao administrador disponibilizar atalhos para programas publicados através no console "Gerenciador de RemoteApp TS". A vantagem é o fato que quando o usuário clica nesses atalhos tem acesso apenas ao programa sem que seja necessário abrir a tela do servidor, o que acaba expondo um pouco mais a máquina. Dessa forma a execução e transparente e para um usuário mais desatento pode parecer que o aplicativo está rodando localmente.Esses atalhos gerados tem a extensão "RDP" e podem ser distribuídos para os usuários nesse formato. Para facilitar mais o processo, também existe a possibilidade de, dentro do console "Gerenciador de RemoteApp TS", gerar um arquivo "MSI" para distribuir automaticamente via GPO ou como convir. Ao executar esse arquivo, os atalhos são criados conforme configurado previamente no console, sendo que ainda é possível customizar o ícone.
Bom, isso tudo que foi exposto é o procedimento para quem usa uma máquina cliente com Windows instalado. Infelizmente essa distribuição de arquivos "RDP" ou "MSI" não funcionam para clientes Linux.





Mas não fique triste, você não vai ter que abandonar seu Pinguim para acessar os aplicativos de sua empresa distribuídos via RemoteApp de forma transparente. Para resolver esse problema a CENDIO desenvolveu o SeamlessRDP (Arriscando uma tradução: RPD transparente).
Para instalar o programa, baixe o SeamlessRDP de http://www.cendio.com/seamlessrdp/ em formato zip e extraia seu conteúdo no servidor com Windows Server 2008 64 bits, por exemplo, em "c:\linuxRdp\".
Em seguida, deve-se  publicar no Windows Server 2008 64 bits atravéz do "Gerenciador de RemoteApp TS" os executáveis do programa na versão 64 bits "C:\linuxRdp\seamlessrdpshell64.exe" ou versão 32 bits "C:\linuxRdp\seamlessrdpshell.exe". Após isso deve se marcar a propriedade "Permitir qualquer argumento de linha de comando" para o arquivo publicado. O Windows vai emitir uma mensagem lhe informando dos riscos. Se você não ativar essa opção não será emitida nenhuma mensagem de erro durante a conexão, mas você não vai conseguir se conectar.
Uma observação. É comum após uma tentativa de acesso com um login de usuário a seção ficar aberta no servidor. Se você tentar conectar com o mesmo usuário é provável que você não consiga. Para resolver esse problema pode se optar por uma das opções abaixo:
  • esperar o tempo de encerramento de seção definido no servidor;
  • acessar o servidor e redefinir a conta do usuário; ou
  • acessar com outro usuário.





Seguido os passos acima, o servidor Windows Server 2008 64 bits está pronto para receber conexões de uma máquina Linux. Nesse exemplo foi usado a distro openSUSE 11.3 64 bits.
Com o rdesktop instalado você pode digitar em um terminal de sua preferência a seguinte linha de comando:

rdesktop -a 15 -k pt-br -A -s "C:\linuxRdp\seamlessrdpshell64.exe c:\pasta\programa.exe" 192.168.0.1:3389 -u dominio\\usuario -p senha

Explicando o comando:
rdesktop chama o programa;
-a define a profundidade de cor para 15 bits;
-k define o teclado para pt-br;
-A Ativar o modo transparente de acesso;
-s Script de conexão;
Em alguns programas é necessário informar o diretório de trabalho. Isso deve ser feito incluindo "-c" logo após o  parametro de"-s". O resultado na linha acima seria o seguinte:

rdesktop -a 15 -k pt-br -A -s "C:\linuxRdp\seamlessrdpshell64.exe c:\pasta\programa.exe"  -c "c:\pasta" 192.168.0.1:3389 -u dominio\\usuario -p senha







Não coloque barra no final do diretório de trabalho, pois dessa forma o sistema não irá abrir e nem retornará mensagem de erro.
Na primeira tentativa de acesso houve um problema retornando a mensagem "falha de segmentação". O openSUSE 11.3 64 bits estava rodando o rdesktop instalado por padrão. Após algumas pesquisas foi constatado usuários com o mesmo problema sendo o mesmo resolvido removendo e instalando novamente o rdesktop.
Para isso basta abrir o "Gerenciador de Softwares" e remover o rdesktop. Em seguida instale novamente o rdesktop, mas dessa vez o de 32 bits. Com isso os acessos devem funcionar sem problemas. Na versão 64 bits o erro persistiu.
Bom seria isso. Fica aqui a dica para quem usa Linux e trabalha em rede corporativa que tem um servidor com Windows Server 2008 64 bits instalado.
Como recomendação para novos estudos ou um feedback nos comentários, fica o seguinte:

Resolver problema visual que ocorre quando a tela é redimensionada ao clicar em maximizar:
Quando a tela e redimensionada o programa em uso apresenta alguns problemas estéticos de renderização.
Sanar a seguinte mensagem de erro:
WARNING: Broken Window Manager: Unable to test window restacking

Fazer com que a seção com o servidor seja encerrada ao fechar o sistema:
Após fechar o sistema a cessão continua aberta com o servidor ficando apenas com estado "Desconectada";


Claudir Pereir dos Santos

Matelândia, 27/07/2010.



Referências:

CENDIO. SeamlessRDP. Disponível em: <http://www.cendio.com/seamlessrdp/>. Acesso em: 22 jul. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário