Pesquisar neste blog

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Instalando e ativando Java-sun no openSUSE 11.3 64 bits KDE para funcionar com Firefox 3.6.6

O java é um aplicativo muito útil nos dias de hoje sendo quase impossível ficar sem o mesmo. Ele é requerido em sites como o do Banco do Brasil para acesso a conta bancária via internet. Essa dica se propõe a descrever passo a passo a instalação e ativação do mesmo no openSUSE 11.3 64 bits. Note que essa dica é para a versão de 64 bits, com ambiente KDE, mas provavelmente funcionará em uma de 32 bits com outro ambiente apenas alterando os caminhos das bibliotecas.

Primeiro remova o java-1_6_0-openjdk do sistema usando o gerenciador de Software acessando “Lançador de Aplicativos Kickoff\Computador\Instale\Remova Programas”. Com isso, automaticamente o gerenciador de softwares irá sugerir a instalação do java-1_6_0-sun. Aceite a sugestão do sistema e adicione também o java-1_6_0-sun-plugin e prossiga com o processo.

Após a instalação, se for acesso o site do java no link abaixo, o aplicativo não será detectado. Abra a pagina e clique no botão “Faça Download do software java agora” para testar:


http://www.java.com/pt_BR/download/installed.jsp



Isso acontece pois além de instalar o java, é necessário criar um link para o plugin. Para fazer isso, basta acessar um terminal e ligar o arquivo que está na pasta de instalação do java para a pasta de plugins usada pelos navegadores. Uma dica, caso a instalação esteja sendo feita em outra versão do openSUSE ou ambiente diferente do KDE e não saiba onde está a biblioteca, basta acessar o gerenciador de softwares, localizar o pacote java instalado em “lista de arquivos”. Nessa aba está relacionado todos os arquivos do pacote e a localização de cada um. Nesse exemplo, o arquivo e pasta a ser ligados ao Firefox é o seguinte:


/usr/lib64/jvm/java-1.6.0-sun-1.6.0/jre/lib/amd64/libnpjp2.so


A pasta que deve receber o link é esta:


/usr/lib64/browser-plugins


Com o comando abaixo, usando conta de superusuário, um atalho é criado em /usr/lib64/browser-plugins para o arquivo libnpjp2.so:

#ln -s /usr/lib64/jvm/java-1.6.0-sun-1.6.0/jre/lib/amd64/libnpjp2.so /usr/lib64/browser-plugins


Se o navegar estiver aberto, feche e depois acesse o link abaixo:


http://www.java.com/pt_BR/download/installed.jsp



Clique no botão “Faça Download do software java agora”. Com isso o sistema irá verificar se o java está instalado e qual a versão. Se a versão não for a mais atual o site avisa que está desatualizada. Infelizmente os pacotes RPM disponibilizados no site do java não atualizam corretamente a instalação realizada pelo yast. Dessa forma, em caso de versão desatualizada, o jeito é aguardar a disponibilização de novo pacote ou baixar um dos arquivos e alterar para que funcione corretamente.

Seria isso.


Cordialmente;


Claudir Pereira dos Santos

Matelândia/PR, 13 de junho de 2011.



Referências:


http://www.siteclaro.com.br/como-instalar-java-no-ubuntu-linux-e-ativa-lo-no-firefox-36/

http://www.vivaolinux.com.br/dica/Instalando-o-plugin-do-Sun-Java-6-no-Firefox-usando-o-Ubuntu-64-bits

Nenhum comentário:

Postar um comentário